quinta-feira, 19 de agosto de 2010

UM POVO AINDA ESCRAVO

O Deus Eterno lhes dava um líder e o ajudava.
Enquanto esse líder vivia,
o Eterno salvava o povo dos seus inimigos.
Ele tinha pena dos israelitas
porque eles sofriam na escravidão.

Juízes 2.18 (leia 2.11-19) – BLH

Nesta passagem, temos o retrato de um povo regido por valores que não eram interiorizados, um retrato de um povo dirigido (manipulado) e não um povo conscientizado por valores internos! Os hebreus foram libertados da escravidão do Egito, agora estavam numa terra própria e livres de opressões externas. A libertação era uma ilusão, Eles continuavam escravos, pois precisavam ser dirigidos. Ainda não aceitavam a plena libertação que exigia responsabilidade e decisões próprias.

A política e a religião não mudaram em nada. O povo corre atrás de líderes ainda hoje, ele quer ser dirigido e manipulado. É a forma moderna de idolatria. Muitas vezes o pastor e a pastora bem sucedidos são aqueles que manipulam as multidões. As multidões ainda correm atrás dos manipuladores (ídolos).

"Carisma" quer dizer: “poder de manipular”. A liderança que chama o povo à responsabilidade conscientizada é rejeitada por não oferecer soluções milagrosas e fáceis. Os verdadeiros profetas libertadores ainda são crucificados (assassinados), ou, simplesmente ignorados.

Nenhum comentário: