domingo, 3 de maio de 2009

CARÁTER E IDENTIDADE

No mês em que os gentios o tinham profanado, foi o altar novamente consagrado com cânticos e ao som de citaras, harpas e címbalos. O povo inteiro se prostrou, elevando louvores ao Céu que os tinha conduzido até ali.

1 Macabeus 4.54-55 (leia 4.36-37,52-59) – BJ

O tema principal de Macabeus é a preservação da identidade e o meio de vida diante de fortes pressões externas. Houve uma minoria que conseguia, apesar de tudo, manter a sua identidade por achar que era preferível morrer do que perder a identidade e os costumes que apoiavam.

Isto tem o seu lado positivo em termos de formação de caráter e de integridade. Indica uma "encarnação" de um conjunto de valores que vai além da mera sobrevivência individual e uma integração da vida a um cosmos maior do que o indivíduo. O valor supremo da pessoa não é ela mesma, pois o centro de sua vida está fora de si mesma.

O extremo individualismo de hoje perdeu esta dimensão da vida e cria uma geração de "Maria-vai-com-as-outras", em que a sobrevivência individual é o valor supremo: - cada um por si e os outros se danem... Daí, o desmoronamento da nossa sociedade...

Nenhum comentário: