domingo, 17 de maio de 2009

SABEDORIA DE DEUS

Toda sabedoria vem do Senhor,
ela está junto dele desde sempre.

Eclesiástico 1.1 (leia 1.1-10) – BJ

A sabedoria vem do conhecimento da verdade e toda verdade vem da revelação de Deus. Se não fosse a revelação de Deus não teríamos conhecimento nenhum. Esta dicotomia entre verdades reveladas e verdades que não são da revelação, é falsa. Todas as verdades, sejam verdades religiosas, verdades científicas, verdades sociais, verdades econômicas ou qualquer tipo de verdade, vêm de Deus. A sabedoria consiste em sermos abertos à verdade e incorporá-la no nosso viver.

Toda a verdade, independentemente do instrumento usado para revelá-la, vem de Deus. É divina e digna de ser respeitada e colocada em prática. Sabedoria é a habilidade de viver a verdade. Deus é sabedoria e, por isso, a sabedoria é destacada nas escrituras sagradas: sejam as escrituras judaicas, católicas ou protestantes.

Tudo foi feito com sabedoria, embora tenhamos dificuldade em entendê-la. A falta de percepção da verdade é preconceito, o grande inimigo da sabedoria. Quando fechamos a mente e o coração para a grande verdade do amor como foi revelado por Jesus, rejeitamos a sabedoria. A sabedoria divina é viver o amor como Jesus o viveu. O sábio confia na ação de Deus e deixa Deus ser o juiz. Erramos quando achamos que devemos corrigir os erros da criação, mexemos com a natureza e com a vida das pessoas, achando que estamos fazendo grandes coisas, quando na realidade, estamos colocando tudo em desequilíbrio. Precisamos de sabedoria para não danificar o que Deus criou.

Nenhum comentário: