terça-feira, 19 de maio de 2009

JESUS: SABEDORIA ENCARNADA

Aqueles que a [sabedoria] servem prestam um culto ao Santo,
e o Senhor ama os que a amam.

Eclesiástico 4.14 (leia 4.11-19) – BJ


Quem serve à sabedoria presta culto a Deus. Deus ama quem ama a sabedoria! Parece heresia à primeira vista, mas será heresia mesmo?

Algumas escrituras tratam da sabedoria como se fosse um ser vivo, quase como se fosse "uma deusa" que participava na criação do universo (Provérbios 8-9).

Embora ficando fora do cânone hebraico do antigo testamento, Tiago busca nele muitas expressões e Mateus se refere a ele diversas vezes. É interessante que o manuscrito do Eclesiástico é assinado por "Sabedoria de Jesus". "Jesus" quer dizer "Salvador" ou "salvação". A salvação é também uma expressão da sabedoria de Deus. Amar a sabedoria é também amar a Deus. A sabedoria vem de Deus e nos leva a Deus.

Jesus é a encarnação da sabedoria de Deus e do amor de Deus. Jesus agia com muita sabedoria e confundia os mais sábios da sua época, mesmo quando ainda era criança.

Deus não nos criou para sermos burros e egoístas. Fomos criados para sermos sábios e amorosos. Em Jesus encontramos o modelo perfeito de sabedoria e amor, o ser humano ideal!

Nenhum comentário: