quinta-feira, 28 de maio de 2009

SABEDORIA COMO AMADA

Minha alma lutou para a possuir,
observei atentamente a lei,
estendi minhas mãos para o céu
e deplorei minhas ignorâncias.

Eclesiástico 51.19 (leia 51.12-20) BJ


A Sabedoria é igual a uma amada. Vale a pena possuí-la, pois faz bem para o espírito. Vale a pena lutar por ela, pois é capaz de dar novas dimensões à vida.

Em diversos lugares da Bíblia, a Sabedoria é apresentada como se fosse uma pessoa, uma deusa junto com o Eterno. Acho que aqueles que procuram a Sofia como parte da divindade não estão longe da verdade. Desde o primeiro capítulo do Gênesis, Deus é apresentado como múltiplo, "FAREMOS o ser humano". O cristianismo usa a doutrina da trindade para tentar entender esta multiplicidade, mas os teólogos dizem que a doutrina da trindade é o mínimo, não o máximo, das facetas do Eterno. É pelo menos trino! Pode ser mais. Pode ter mil, ou milhões de facetas. A teologia cristã ortodoxa identifica pelo menos três.

A Sabedoria provém do Eterno e quem a tem, possui algo divino. Ela precisa ser conquistada. É a resposta de busca. Somente aqueles que aspiram a ela, conseguem possuí-la. Quem a alcança conquista a maior riqueza da vida, pois a sabedoria nos leva à vida abundante.

Nenhum comentário: