sábado, 9 de maio de 2009

SOM GRAVADO

O Espírito do Senhor enche o universo,
dá consistência a todas as coisas,
não ignora nenhum som.

Sabedoria 1,7 (leia 1.1-7) – BJ

Deus está em tudo e faz parte de tudo. Esta afirmação não chega ao panteísmo que diz que tudo é Deus! A idéia desta passagem é chamada por um nome semelhante: "panenteísmo", Deus está em tudo e tudo está em Deus. O Espírito do Senhor está em todas as formas de existência, aquilo que chamamos de "material", "ondas", e até “som”. O Espírito “não ignora nenhum som" quer dizer que há consciência de tudo que se passa.

Mensagem do texto citado: não podemos fugir da presença de Deus, somos importantes, sendo conhecidos por ele. Não estamos longe de Deus, nem ignorados ou desvalorizados. Somos importantes no conjunto das coisas e não podemos fugir da nossa responsabilidade.

Fazemos parte de um universo vivo com a presença do Espírito de Deus. Não somos meras peças duma máquina cósmica. A diferença entre “fazer parte de” e “ser uma peça de” é muito grande. Ao fazer parte compartilhamos a vida (Espírito) com toda a criação. Em contraste, uma peça é um componente duma máquina sem vida. O universo é um organismo saturado com a vida do Espírito e fazemos parte dele.

Nenhum comentário: