terça-feira, 5 de maio de 2009

MAIS DO QUE UM PEDAÇO DE CARNE DE PORCO

Na verdade não é condizente com a nossa idade o fingimento. Isto levaria muitos jovens a se desviarem, persuadidos de que Eleazar aos noventa anos teria passado para os costumes estrangeiros. Seria uma nódoa infamante para a minha velhice.

2 Macabeus 6.24-25 (leia 6.18-31) – BJ

Eleazar morreu como mártir porque recusou comer carne de porco. Ele poderia ter comido a carne para satisfazer seus atormentadores, sem mudar as suas convicções e preservado a sua vida. Mas o que estava em jogo não era apenas um pedaço de carne... O que estava em jogo era toda a estrutura de um povo e um estilo de vida coletiva.

Sem entrar na questão da validade daquela cultura, segundo meu ponto de vista, reconheço o princípio de que viver não é só existir! Aquele pedaço de carne representava uma ameaça para uma coletividade. Eleazar resistiu à violação contra sua coletividade. Certo ou errado, ele não pensava em si. Entregou a sua vida em defesa do seu povo, da melhor maneira que entendia. A sobrevivência e o bem estar do seu povo valia mais do que a sua própria vida! É este espírito está faltando em nossa sociedade hoje.

Nenhum comentário: