terça-feira, 12 de maio de 2009

TEORIA E PRÁTICA

A Sabedoria é um reflexo da luz eterna,
um espelho nítido da atividade de Deus
e uma imagem de sua bondade.

Sabedoria 7.26 (leia 7.22-8.1) – BJ


A sabedoria tem sido colocada em plano secundário quanto aos valores teológicos nos últimos milênios. As teorias de salvação têm chamado mais atenção do que a parte prática ou funcional. É muito mais fácil "falar em teorias" do que praticar o amor.

O antigo testamento em hebraico tem poucos (2) livros de sabedoria, o grego um pouco mais e o novo testamento, nenhum, a não ser a carta de Tiago, escrita tão forte que Lutero a rejeitou dizendo que era o "Evangelho de Palha", e que não deveria ser incluída na Bíblia.

Por falta de sabedoria o cristianismo tem sido "tolo" em muitos dos seus aspectos. As maiores guerras tem sido entre nações "cristãs". Foi um cristão (batista) que jogou a primeira bomba atômica matando centenas de milhares de civis num segundo e outro cristão (metodista) que, lançando mão de mentiras, deflagrou guerra contra o Iraque! A igreja ainda reprime a mulher em nome do apóstolo Paulo e vive pacificamente com todas as espécies de repressão. O Brasil está passando seus piores momentos de desagregação social com o caos da corrupção e violência justamente quando dentre seus habitantes, há o maior número de "crentes".

Nenhum comentário: