sábado, 2 de maio de 2009

RESISTINDO AS PRESSÕES

Eu, meus filhos e meus irmãos continuaremos a seguir a Aliança dos nosso pais. Deus nos livre de abandonar a lei as tradições.

1 Macabeus 2.20-21 (leia 2.15-29) – BJ

O admirável deste texto é a resistência de uma minoria para poder manter a sua identidade diante de grandes pressões externas. Sem entrar no mérito das convicções das pessoas envolvidas, há uma grande lição a ser aprendida nesta parte. Aqui temos um caso de grande solidariedade familiar contra agressões de fora. Com esta solidariedade, o grupo conseguiu manter a sua identidade e sobreviver! Eles eram vítimas de uma evangelização pelo povo dominante que vinha de fora para impor a sua filosofia de vida e destruir a dos outros. Sem este forte senso de identidade, o grupo teria se perdido nas correntezas da história.

O caos da nossa realidade social não fornece à maioria das pessoas da nossa sociedade esta base de solidariedade grupal para poder resistir às pressões que vêm de fora. A maioria cai vítima das pressões do consumismo, drogas, corrupção e perde a sua verdadeira identidade! As pessoas soltas no mundo não têm onde se agarrar para se segurar diante das pressões do poder da morte.

Nenhum comentário: