quinta-feira, 11 de junho de 2009

O PEGUEI PELA MÃO

"Eu, o Eterno, o chamei
e o peguei pela mão,
para que haja salvação por meio de você.
Eu o criei e o enviei como garantia
do acordo que vou fazer com o meu povo,
como a luz da salvação que darei aos outros povos;

Isaías 42.6 (leia 42.1-7) – BLH

Estas palavras foram dirigidas para o povo de Israel (41.8), mas poderiam ser dirigidas a qualquer um de nós. Os escritores dos Evangelhos lançaram mão de muitos textos de Isaías e os aplicaram à pessoa de Jesus. Por causa disso muitos textos do livro de Isaías são considerados "proféticos" referentes a Jesus como Salvador. Mesmo sendo Salvador, Jesus é também o representante de cada um(a) de nós. Quem, neste mundo, Deus não pegou pela mão? Quem, neste mundo, não foi criado por Deus? Quem, neste mundo, não foi ou não está sendo enviado por Deus para ser “luz da salvação”? O que é válido para Jesus é válido a nós todos. A cruz e o Reino são para nós também.

O “você” no singular é usado no sentido coletivo. Refere-se a todas as pessoas que professam a fé. Mesmo com todas as nossas limitações todos nós estamos sendo chamados para sermos "luz da salvação". A função da luz é revelar. Na medida em que conseguirmos ser luzes podemos mostrar o caminho que leva à salvação. O nosso mundo está em processo de auto destruição e está se perdendo. Precisa de luz. Quem professa a Jesus torna-se as mãos, os pés e a boca de Jesus aqui na terra.

Não estamos sozinhos. A mão divina está estendida para nos guiar e fazer de nós, “luzes da salvação”, vivendo já o Reino.

Nenhum comentário: