domingo, 28 de junho de 2009

SOFRIMENTO HUMANO

Não escutamos a voz do Eterno,
nosso Deus,
segundo todas as palavras dos profetas
que ele nos enviou;
mas nos entregamos cada um
segundo o pendor do seu coração,
a servir outros deuses,
fazendo o que é mau
aos olhos do Eterno,
nosso Deus.

Baruc 1.21-22 (leia 1.15-22) – BJ

Os “outros deuses” de hoje são: materialismo, ganância, consumismo, ambição, corrupção, exploração, egoísmo, preconceito e fanatismo. Profetas seculares e religiosos estão unidos em nos advertir contra estes “deuses” e do perigo que corremos.

A maioria dos sofrimentos humanos são produzidos pelos próprios seres humanos. Em termos globais, ainda há abundância de recursos, embora uma grande percentagem da população mundial sofra privações de uma maneira ou outra. A espécie humana está caminhando para um grande desastre por falta de juízo! Em vez de procurar uma maneira de conviver com o próximo para benefício de todos e conviver com a natureza sem destruí-la, o ser humano está destruindo o seu próprio meio social pela exploração do próximo e a destruição do seu meio ambiente que é a sua própria casa.

Estamos caminhando para o dia em que não haverá mais água pura para bebermos, ar puro para respirarmos, alimentação que não esteja contaminada pelos resíduos tóxicos das nossas indústrias e combustíveis para aquecimento e nem remédios para curarmos os males que nós mesmos produzimos.

Nenhum comentário: