terça-feira, 4 de agosto de 2009

AS APARÊNCIAS ENGANAM

Todo o povo de Israel deve ficar bem certo

de que este Jesus que vocês crucificaram,

Deus o fez Senhor e Messias.

Atos 2.36 (leia 2.36-41) – BLH

"As aparências enganam" é um ditado muito mais profundo do que se pode imaginar! Jesus era insignificante em termos da cultura da sua época. Vivia à margem da sociedade, de origem bem humilde e sem nenhum poder político ou econômico. Tinha somente um grupo pequeno e instável de seguidores de pouca expressão. Dispensável, seria uma vítima perfeita para satisfazer as frustrações das massas.

A humanidade, especialmente na nossa cultura, não mudou em nada. Continua a jogar fora vidas, achando que são "descartáveis". Mas, ao jogarmos fora a vida de alguns, jogamos fora a vida de todos. A rejeição de Jesus resultou em tragédia para o povo todo, a perda da oportunidade de viver a vida na sua plenitude! Em vez da plenitude de vida, o povo caminhou para uma desgraça nacional ao ser destruído como nação.

A globalização dos nossos dias joga fora a vida de milhões de pessoas marginalizadas nas nações pobres e dos grandes centros urbanos. O preço será mais alto, maior que possamos imaginar!

Será que ainda há tempo para nos arrependermos do nosso egoísmo? Pensamos somente em nosso bem estar à custa do bem em dos outros e de toda a criação! Vivemos num mundo que sacrifica os “pequenos e fracos” e exalta os “grandes e poderosos”. A nossa redenção depende da redenção de todos.

Nenhum comentário: