segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SOCIALISMO CRISTÃO

Todos os que creram pensavam

e sentiam do mesmo modo.

Ninguém dizia que as coisas que possuía

eram somente suas,

mas todos repartiam uns com os outros

tudo o que tinham.

Atos 4.32 (leia Atos 4.32-37) – BLH

Tudo era de todos. Um dos efeitos do evangelho na vida dos "do Caminho" era uma extrema solidariedade humana! Este tudo era tudo mesmo... A carência de um era a carência de todos e a vitória de um era a de todos. Eles estavam tentando pôr em prática o mandamento: "ame a seu próximo como a si mesmo". O evangelho conseguiu romper o muro de isolamento social que os separava dos demais seres humanos antes do pentecostes. Esta generosidade era também o resultado do rompimento de barreiras internas.

Uma das maiores libertações do evangelho é a libertação interna, a nossa libertação de nós mesmos!... Muitas vezes nós nos tornamos escravos de nós mesmos e nos isolamos dos outros. Isto é auto destrutivo. O nosso bem estar nunca pode existir isolado do bem estar dos outros. Esta foi a descoberta da igreja primitiva.

O lado negativo foi que este ideal foi destinado ao fracasso e durou pouco. As cooperativas eram apenas de consumo sem incluir a produção! As comunidades estavam esperando Jesus voltar logo e não renovavam seus bens comuns. Depois, veio a fome e foram socorridas por outras comunidades. Teveram o mesmo destino do Jardim de Éden. O ser humano é incapaz de manter um paraíso.

Nenhum comentário: