domingo, 16 de agosto de 2009

MEDO E MENTIRA

Então arranjaram alguns homens

para dizerem mentiras a respeito dele [Estêvão].

Atos 6.13a (leia 6.8-15) – BLH

Estêvão tinha que morrer porque representava mudança. Mudanças são ameaçadoras, muitas vezes! Esta nova mensagem pregada por Estêvão representava uma mudança. Por isso, era necessário eliminá-la, mesmo lançando mão de mentiras e falsas testemunhas. A ironia era que a mensagem era libertadora não somente para o povo, mas também para a liderança perseguidora.

O maior obstáculo à libertação dos oprimidos não são os opressores, mas, os próprios oprimidos! Os oprimidos encarnam a opressão e o opressor. Têm medo de ficar sem ele. A mudança traz a incerteza. Não sabemos o que vai acontecer com a nova situação, mas, embora com sofrimento, a antiga situação representa terreno conhecido e dá segurança. Os aproveitados, juntos com os aproveitadores, resistem às mudanças.

Um evangelho que representa mudanças profundas vai encontrar resistência por toda parte. Se o nosso evangelho não provoca resistência é porque ele não está sendo visto como algo que ameaça o estado das coisas como são. Será que as igrejas não são perseguidas porque são apáticas à opressão da injustiça e corrupção da nossa sociedade? Os políticos cristãos não são vistos como ameaças ao sistema?

Nenhum comentário: