quinta-feira, 8 de julho de 2010

ABENÇOADO APESAR DE...

Então Jacó sonhou.
Ele viu uma escada que ia da terra até o céu,
e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Gênesis 28.12 (leia 28.10-22) – BLH

Jacó era ambicioso. Torcia as regras para conseguir o que queria e agora estava fugindo de casa por causa de uma coisa mal feita contra o seu irmão mais velho. Havia roubado o seu direito de herança. Fugia do irmão mas não conseguiu fugir de Deus e de si mesmo. Mesmo assim, Jacó viu e ouviu alguma coisa positiva que não esperava. Ouvia a promessa de que aquela terra, que havia conseguido por meio de engano, um dia seria realmente sua.

Parece que Deus legitimou o resultado do roubo. Os anjos estavam confirmando que a terra seria de Jacó apesar do meio como foi adquirida. O resultado do roubo estava dentro do plano divino para Jacó e o roubo não cancelou o plano.

Nem sempre cumprimos o plano de Deus por motivos puros. Às vezes (se não muitas vezes), o nosso orgulho e ambição motivam as nossas "boas ações", embora isto não anule o resultado positivo delas. Deus não nos rejeita por encontrar dentro de nós atitudes indignas. Ele nos abençoa, apesar das nossas falhas mostrando-nos a sua misericórdia.

Para nós é chocante a ideia que a “justiça de Deus é misericórdia” e que Deus abençoe os maus, fazendo a chuva cair sobre eles também. A nossa tendência é querer perdão para nós e condenação para os maus, bênção para nós e maldição para os ímpios.

Nenhum comentário: