terça-feira, 13 de julho de 2010

LEVAR OU SER LEVADO

É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim,
mas Deus mudou o mal em bem
para fazer o que hoje estamos vendo,
isto é,
salvar a vida de muita gente.

Gênesis 50.20 (leia 49.29-33 e 50.15-24) – BLH

O mais importante deste texto é a atitude de José, a de perdão, olhando para o lado positivo dos atos mal intencionados de seus irmãos. Na ausência de rancor sobrou-lhe “energia” para chegar onde chegou. Não gastou em ressentimentos contra os irmãos que lhe queriam mal.

É difícil prever todos os resultados de qualquer ato. Um ato mal intencionado pode resultar num grande benefício! Malefício também pode ocorrer através de um ato motivado de boas intenções… A nossa atitude pode influenciar o efeito dos atos dos outros.

José não se fez de vítima, ele se colocou em condições de tirar proveito de qualquer situação, fosse ela favorável ou não. Neste sentido José era o mestre do seu próprio destino. Não deixava que os outros manipulassem o seus sentimentos. Ele agia em vez de reagir. Foi o próprio José que se colocou disponível para que o mal fosse convertido em bem. Levou a vida em vez de ser levado por ela.

Neste sentido somos mestres do nosso destino! Somos nós quem determinamos como vamos jogar as cartas que a vida coloca em nossas mãos.

Nenhum comentário: