terça-feira, 6 de julho de 2010

RIVALIDADES FAMILIARES

Depois ela pegou a melhor roupa de Esaú,
que estava guardada em casa,
e com ela vestiu Jacó.

Gênesis 27.15 leia 27.1-5,15-29) – BLH

Rebeca queria o melhor para Jacó às custas de Esaú. Tirou de um filho para dar para outro somente para satisfazer uma ambição pessoal. Eis um retrato daquilo que acontece muito no mundo; é uma história que se repete constantemente. Este acontecimento provocou uma cadeia de acontecimentos que perturbou a vida de muitas pessoas e gerou muito sofrimento físico e mental.

Um fator interessante desta história é que os artistas deste drama conseguiram dar volta por cima e tiraram proveito para suas vidas. A participação de Jacó na jogada lhe causou muito sofrimento, mas conseguiu recuperar seu caráter mesmo levando as cicatrizes no corpo e na alma para o túmulo.

Deus é tão grande que, mesmo no mal que praticamos, semeamos as sementes da nossa redenção. A maldade de Jacó o levou até ao fundo do poço onde ele era forçado a enxergar a sua realidade e procurar a salvação. Ao ferir os outros ele estava se ferindo e os seus ferimentos o levaram a procurar a cura do seu mal. Finalmente, teve seu nome (caráter) mudado.

As escrituras confirmam o ditado popular que diz que Deus escreve direito com linhas tortas. Eis a nossa esperança…

Nenhum comentário: