Deus respondeu:
”Eu estarei com você.
Quando você tirar do Egito o meu povo,
vocês vão me adorar neste monte,
e isto será uma prova de que eu o enviei.
Êxodo 3.12 (leia 3.1-6,9-12) – BLH
Um tema bíblico: da fraqueza nasce o poder verdadeiro. O poder de verdade não é a força bruta. Moisés, no palácio do governo, tinha a força bruta do aparelho do estado, mas não tinha poder para realmente libertar o seu povo. Agora que ele perdeu a posição de privilegiado, está numa posição de libertador dos descendentes de José do Egito. A libertação nasce entre os próprios oprimidos. Vem do lado dos que estão na posição inferior em termos de poder bruto.
É quase impossível o poderoso abrir mão do poder e do privilégio e, mesmo que fizesse isto, não seria verdadeira a libertação. Toda libertação é conquistada de baixo para cima, nunca imposta de cima para baixo. A libertação nasce primeiro no peito dos oprimidos para depois se tornar uma realidade externa. Enquanto o povo não se libertar por dentro não é verdadeiramente livre. A pior opressão é interna. Foi através de Moisés o fugitivo, e não Moisés, o príncipe, que Deus libertou o povo escravo e oprimido.
Jesus não tinha poder institucional. Nunca ocupou nenhuma posição de poder político, econômico ou religioso. Seu poder tinha suas raízes no amor humilde. Como os seguidores de Jesus nosso caminho é o caminho do amor sem pretensões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário