domingo, 11 de julho de 2010

GALARDÃO DO SONHADOR

Quando os egípcios começaram a passar fome,
foram pedir alimentos ao rei.

Ele disse:”Vão falar com José e façam o que ele disser.”

Gênesis 41,55 (leia 41.55-57) – BLH

O mundo dá muitas voltas e reviravoltas. José, condenado à prisão dependendo dos outros para comer; agora numa nova situação, José estava controlando todo o abastecimento do país!

José sonhava muito. Os seus sonhos colocaram-no numa situação difícil diante dos seus irmãos. Seu idealismo mandou-o para a prisão. Mas estas mesmas qualidades libertaram-no da prisão e colocaram-no no lugar de ser o homem mais poderoso do país!...

O importante não são as “conseqüências imediatas” dos nossos atos e as nossas atitudes, mas o que produzem a longo prazo. A curto prazo José sofreu por ser um sonhador mas foi esta mesma qualidade que lhe deu forças para superar a pressão negativa que veio em cima dele. José não cedeu às pressões, conservava a integridade interior e venceu as circunstâncias imediatas.

Nesta sociedade de corrupção generalizada em que vivemos somos fortemente pressionados a “entrar na dança” para não “ficar para traz” – os “espertos” levam vantagem, os “bobos” perdem. Nos valores populares é melhor sair-se bem do que ser bom. Até dentro das religiões o sucesso é colocado acima do serviço com a glorificação de grandes igrejas e grandes movimentos. O apelo dos evangelistas modernos é mais para o lado de recebermos grandes bênçãos do que sermos uma bênção.

Ao ser alimentado pelo “pão da integridade” José tinha um "pão interior” que o colocou em condições de poder distribuir pão para os outros também. Ao sermos alimentados teremos condições de alimentar os outros.

Nenhum comentário: