terça-feira, 27 de julho de 2010

IMPOSIÇÕES EXTERNAS

Depois pegou o livro de acordo,

onde estavam escritos os mandamentos do Eterno,

e o leu em voz alta para o povo.

Eles disseram:

“Nós obedeceremos ao Deus Eterno

e faremos tudo o que ele mandar.”

Então Moisés pegou o sangue das bacias,

borrifou o povo com ele e disse:

“Este é o sangue que sela o acordo

que o Deus Eterno fez com vocês

quando deu todos esses mandamentos.”

Êxodo 24.7-8 (leia 24.3-8) – BLH

Este acordo representava um ideal imposto. Era bonito, e o povo concordou sem saber o que realmente estava fazendo. O acordo não nasceu do coração do povo, e, por isso, foi logo esquecido, como a narrativa consta.

O grande problema do acordo era que não passou de um ideal escrito em pedra, não representava uma realidade interna do povo. A história de Israel nas escrituras é, na realidade, a história de uma minoria tentando impor um ideal à maioria. Um pequeno número de Israelitas detinha o poder, mesmo assim, enfrentando dificuldades para fazer valer sua vontade. No tempo de Jesus, os fariseus, "uma minoria poderosa", se esforçavam para impor a lei de Moisés à maioria: em contraste, Jesus cuidava da motivação interna.

Na prática Jesus ignorava a lei quando ela entrava em conflito com as necessidades humanas. O bem-estar do ser humano estava acima da lei. Precisamos tomar muito cuidado quando julgarmos os outros de acordo as nossas leis e normas. O caminho de Jesus era lidar com o próximo com compaixão e de acordo com as suas carências. Os guardiães da lei enxergavam pecadores, Jesus as grandes possibilidades do amor. O nosso desafio deve ser: ver os outros na luz das possibilidades da graça divina, não na sombra da lei.

Nenhum comentário: